sábado, 12 de outubro de 2013

Judson Huss - Fantasia e Renascentismo

"Isa Flore"

              Judson Huss é um pintor, um artista, de uma expressão muito própria e particular. Nascido em Durham, Carolina do Norte em 1942 como Clifford Judson Huss, começou a estudar arte e desing em Los Angeles (também é músico. Tocou guitarra e baixo em varias bandas) Porém, descontente como a arte moderna lhe era apresentada pelos seus tutores, se muda para Europa, Paris mais especificamente, nos anos 70, onde descobre os antigos mestres e também os artistas conteporaneos de arte fantástica.

"The Mongol"

                        Ao analizar sua obras encontramos em seus traços um realismo que nos parece estarmos olhando uma fotografia desenhada com tintas renascentistas e por vezes, surrealistas, mas um surrealismo-fantasia como um misto de Da Vinci com Heavy Metal (a revista em quadrinhos). Huss utiliza em seus quadros técnicas diversas, aplicando-as de modo harmonioso para compor suas obras.

               A luz é dos elementos que mais recebe atenção na suas composições, sendo trabalhada com os diferentes tons de cores para compor o efeito de luz e sombra. Assim como o foco dos objetos em diferentes distancias. O modo como Huss utiliza esses dois elementos cria a sensação de profundidade em seus quadros, parece nos envolver de modo sutil, nos fazendo sentir parte do cenário, como se fossemos mais um dos elementos que o compõe .Como um observador que também esta ali, há poucos metros de distancia da cena que é ilustrada. Isso é outra caracteristica da 
obras de Huss. O movimento da obras não é físico. A ideia de movimento parte de que a imagem da verdade é uma parte de uma história, de um enredo. A sensação não é de que aquela imagem tem uma historia para contar, mas sim que ela é um momento em uma historia, um flash sobre um determinado momento dessa historia, dessa fantasia.

"Summer" - Verão





              Quem são essas pessoas que aparecem? O que estão fazendo? Porque estão fazendo? Da onde vem e para onde vão? O que está acontecendo, afinal?
             A imagem aguça a imaginação daqueles cuja a mente é sensível, perspicaz, inquisitiva e curiosa (hehehehe). Os títulos também ajudam a intensificar essa ideia de movimento.
            "Os Mestres holandeses, para quem a minha admiração nunca termina, me deu coragem muitas vezes, e a Escola de Realismo Fantástico moderno me deu a direção." disse ele.
             Huss trabalhava com diversas técnicas de arte e materiais desde óleo sobre tela e madeira, aquarela, desenhos, a acrílico sobre papel e esculturas. Se destacando sempre em cada uma da técnicas que utilizava. Ele morreu em 25 de julho de 2008 em Paris, mas deixou uma vasta obra para
ser admirada.





"Indoctrination" - Doutrinação

     










 "Suas telas brilham como antigos trabalhos do norte da Europa.  Ele é um novo Antigo Mestre.." - Terry Gilliam (diretor cineasta)











   
"Bellum, TheSurvivor" - Bellum, O Sobrevivente











 "Judson Huss tem uma imaginação fantástica." - Ray Bradbury

"Return From Africa" - Retorno da África




"Fishing For Angels" - Pesca para Anjos








"Autumn" -  Outono






"The Word" - A Palavra




"The Sentinel" - A Sentinela



"The Last Bird"- O Último Pássaro



"Don Quixote"




"The Victor"- O Vitorioso





"Desert Rose" Rosa do Deserto





"The Honey Merchant" - O Mercador de Mel





"The Lotus Eater"- O Comedor de Lótus



"Two Dignitaries" - Dois Dignitários

(Definição de "Dignitário")

























"The Hawk and the Chicken"- O Falcão e o Frango









"Saint Michael" - São Miguel (sentando a porrada na capetada)





"After the Storm" - Após a Tempestade





"Sythe"
Sythe é o nome de um santo inglês ou uma outra forma de dizer foice em inglês





"Boticelli's Tomb" - A Tumba de Boticelli
Reparem como ele brinca com luz e sombra na cortina da cama e dá realismo ao tecido.





"The Trio" - O Trio




Não encontrei o nome dessa obra. Se alguém souber, essa informação será bem vinda.





"Natural History"- Historia Natural

Mais uma vez o jogo de sombras e luz dão volume as formas femininas da mulher (e a sujeira na sola do pé dela também. heheheh)





"Vanitas" 



E vocês? O que acharam das obras desse artista?


Curta nossas páginas no Facebook e fique atualizado das novidades por lá:
Artes Visuais  E  Artes Musicais

sábado, 5 de outubro de 2013

Duplas Eletrônicas

              Ao contrario do que pensam alguns, não é só o mundo do sertanejo que esta cheia de duplas de sucesso. No mundo da música eletrônica também encontramos uma infinidade de duplas enchendo de musicalidade esse planeta.



               Sacou a idéia?

               A grande diferença entre o sertanejo e a eletrônica, e talvez por isso esse lance de duplas não seja tão conhecida no reino dos sintetizadores quanto no das violas, é que as duplas eletrônicas costumam dar nome de "bandas" ao invés de usarem seus próprios nomes.

               "Como assim?"

               Nome de dupla sertaneja é Leandro e Leonardo, Xitãozinho e Xororo, Milhionário e Zé Rico (sim, existe essa dupla, e algumas com nomes piores até)... Já as de eletrônica são Draft Punk, Syrian, Pet Shop Boys...

               Pois é. Resolvi jogar algumas dessas bandas, opa, duplas nos holofotes do blog. Apresentar material diferenciado que povoam nossa pagina inicial do facebook. As de hoje são todas de House, que é uma vertente de musica eletrônica mais digerível para o pessoal menos acostumado com esse estilo.





Pet Shop Boys





             Os Pet Shop Boys nasceram acidentalmente num encontro entre Neil Tennant (vocal, teclados e guitarra) e Chris Lowe (teclados e segunda voz) em uma loja de disco em Londres. De um bate-papo musical, os dois perceberam que tinham gostos parecidos e se tornaram amigos. Posteriormente criaram o Pet Shop Boys, nome tirado do fato que alguns amigo trabalhavam em lojas de bichos de estimação (pet shops).


            Eles tem tantos hits famosos e tantas músicas premiadas, que ficou difícil escolher. Decidi colocar uma que já não toca com tanta frequência nas rádios (pois algumas tocam todos os dias) e que por isso, ela nos relembra daquela época já meio distante na nossa lembrança.


             Só pra constar: Os Pet Shop já venderam mais de 50 Milhões de discos, são a dupla de maior sucesso do Reino Unido, 6 vezes indicados ao Grammy, desde 1985, estiveram cerca de 40 vezes no "Top 30 Singles" e umas 20 no "Top 10 Hits" no Reino Unido além de outras condecorações musicais.


            

Domino Dancing"










Draft Punk





            Thomas Banglter e Guy-Manuel de Homem-Christo (também achei estranho, mas ele é português. Nomes assim devem ser comuns por lá) se conheceram em 1987 numa escola em Paris. A dupla formou uma banda de \rock mas que durou pouco. Trocaram a guitarra por sintetizadores e formaram a Draft Punk, banda/duo/dupla que ficou mundialmente conhecida com o álbum "Discovery", um trabalho estilo synthpop, tendo a música "One More Time"seu maior hit.


             Sempre se apresentando com capacetes de robô, Draft Punk se firmou no mundo da música, sendo convidada para compor a trilha sonora de "Tron: O Legado", lançado em 2010. 

             A música que eu escolhi teve uma nova versão criada em parceria com Kayne West mais tarde (curiosidade: o clipe dessa versão teve suas cenas inspiradas em "Akira", animação japonesa estilo cyberpunk que já foi tema nesse blog. Confira ), aqui apresento a versão original. Espero que curtam.


"Harder, Better, Faster, Stronger"
(o clipe é uma animação chamada Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem, criada tempos depois do lançamento do Discovery, onde cada música do álbum é uma parte da historia.)









Eurythmics




            Eurythmics são uma dupla Inglesa contituida por Annie Lennos e David A. Stewar. Eles faziam parte de uma banda de rock chamada "The Tourists" que se separou em 1980. Eurithmics se formou no ano seguinte lançando seu primeiro álbum. Pode-se dizer que essa é uma daquelas bandas de uma música so (que me perdoem os fãs, mas a galera só conhece mesmo uma. hehhehehe)que é a faixa titulo do segundo álbum: "Sweet Dreams (Are Made This)", lançado em 83 (da minha idade. Ficando velho....). É um sucesso dos anos 80 e é tocada ate hoje em boates e festas, com várias e várias versões (como a do Marilyn Manson) e remixes. Com um estilo meio New wave (algo mais gótico) que era sucesso na época com Siouxssie and the Banshees, The Cure, e outras bandas, a música virou hit imediato estando no topo das paradas Britanicas e Estadounidenses.


              Pra relembrar esse clássico também.




"Sweet Dreams (Are Made This)"


Recomendo não ver o clipe junto porque a viagem do diretor tira um pouco o clima da música.













Tem coisa mais 80 que isso???




Curtam nossas páginas no Facebook e fique sabendo das novidades por lá.