Aí vão pensar alguns que, vendo o título do post e essa guitarra modelo Les Paul, eu fiquei louco e resolvi dizer que um(a) herói da guitarra é a guitarra Les Paul.
E respondo a estes: Quase....
Acontece que esse modelo só ganhou esse nome por causa de um homem. Um cara que é, e porra, TEM QUE SER, o herói de qualquer "guitarrista" - na forma portuguesa/brasileira de se expressar - moderno. Ele sem duvida é o Cara dos Caras mestres das 6 cordas com capitadores elétricos. O gênio maior que, se não houvesse ele, esse instrumento e até alguns outros, ficariam na mesmice de 100 anos atrás. Sem ele não haveria os nomes da guitarra que idolatramos, sejam eles B.B. King, Chuck Barry; Satrianni, Vai; Jimmi Hendrix , Jimmy Page; John Lennon, Johnny Marr.
Nenhum deles provavelmente seria alguém se não fosse por esse cara aqui ⇨
O Sr. Lester William Polfus, mais conhecido como: Les Paul, o inventor da guitarra elétrica.
Isso mesmo, meu irmão. Se você é fã da garota das 6 cordas pode botar os joelhinhos no chão e agradecer a Deus por colocar esse cara no mundo. Só isso bastaria pro cara ser idolatrado por músicos de Blues, Jazz, Rock, Metal, etc e tal, pela eternidade.
Mas só isso, não basta.
Nascido em Waukesha, Wisconsin no dia 9 de junho de 1915, além de inventor e músico, tendo participando de bandas e tocando desde os 13 anos gaita, banjo e a guitarra, o cara ainda foi o primeiro a realizar uma gravação em multicanal. Ele gravava separadamente as partes da música e depois gravava tudo junto em uma única música. Detalhe: quando ele fez a gravação em 1948, ele não usou fita magnética, ele usou discos de acetato. Isso mesmo, meu garoto, aqueles disco "de vinil", "vinilzão", "bolachões", chame como preferir, mas o cara usava um disco para cada canal. Ele gravava um instrumento e depois tocava a gravação gravando o que saía da vitrola com uma nova parte da música que ele tocava no momento. E ia fazendo assim por diante ate compô-la por completo.
O cara queimou mais de 500 discos para fazer um álbum... Tudo em pró de uma melhor forma de gravar ou atender a necessidade de engenharia sonora. Dedicação, esforço, dinheiro. Tudo para que hoje você e eu possamos ouvir musicas com a qualidade sonora que essa técnica proporciona. Claro, hoje em dia qualquer moleque com um Audacity faz isso.
Só que sem a visão e esforço do Sr Les Paul na época....
O modelo Les Paul foi desenvolvido pelo próprio em colaboração com a Gibson Corporation. Hoje é um dos modelos mais fabricados e vendidos no mundo. Nenhuma fabricante de guitarra pode se considerar assim se não oferecer aos seus clientes tal modelo, com sua sonoridade e timbre tão próprios. Guitarristas de diversos estilos adotam o modelo Les Paul como seu favorito e o utilizam em suas apresentações pelo mundo.
O grande Sr Les Paul veio a falecer em 12 de agosto de 2009 de complicações de pneumonia no White Plains Hospital (em White Plains - Nova Iorque). Paul deixou quatro filhos e sua esposa Arlene Palmer além de inúmeros fãs pelo seu trabalho seja como inventor, como engenheiro de som, como músico ou simplismente como o que era, um gênio.
Brenoi
Slash |
Pauls |
Contando como criou a guitarra eletrica - Sem legendas
Jimmy Page - "Eu nem gosto muito desse modelo..." |
As orfãs |
Adeus...
Ele é ou não é o herói dos heróis na guitarra?
😊
😊
Curta nossas páginas no Facebook e fique atualizado das novidades por lá:
Artes Visuais E Artes Musicais
Nenhum comentário:
Postar um comentário