quinta-feira, 12 de junho de 2014

Heróis da Guitarra - Les Paul, O Herói dos heróis


 

          Aí vão pensar alguns que, vendo o título do post e essa guitarra modelo Les Paul, eu fiquei louco e resolvi dizer que um(a) herói da guitarra é a guitarra Les Paul.
E respondo a estes: Quase....

          Acontece que esse modelo só ganhou esse nome por causa de um homem. Um cara que é, e porra, TEM QUE SER, o herói de qualquer "guitarrista" - na forma portuguesa/brasileira de se expressar - moderno. Ele sem duvida é o Cara dos Caras mestres das 6 cordas com capitadores elétricos. O gênio maior que, se não houvesse ele, esse instrumento e até alguns outros, ficariam na mesmice de 100 anos atrás. Sem ele não haveria os nomes da guitarra que idolatramos, sejam eles B.B. King, Chuck Barry;  Satrianni, Vai; Jimmi Hendrix , Jimmy Page; John Lennon, Johnny Marr.
Nenhum deles provavelmente seria alguém se não fosse por esse cara aqui

          O Sr. Lester William Polfus, mais conhecido como: Les Paul, o inventor da guitarra elétrica.






          Isso mesmo, meu irmão. Se você é fã da garota das 6 cordas pode botar os joelhinhos no chão e agradecer a Deus por colocar esse cara no mundo. Só isso bastaria pro cara ser idolatrado por músicos de Blues, Jazz, Rock, Metal, etc e tal, pela eternidade.



          Mas só isso, não basta.
Nascido em Waukesha, Wisconsin no dia 9 de junho de 1915, além de inventor e músico, tendo participando de bandas e tocando desde os 13 anos gaita, banjo e a guitarra, o cara ainda foi o primeiro a realizar uma gravação em multicanal. Ele gravava separadamente as partes da música e depois gravava tudo junto em uma única música. Detalhe: quando ele fez a gravação em 1948, ele não usou fita magnética, ele usou discos de acetato. Isso mesmo, meu garoto, aqueles disco "de vinil", "vinilzão", "bolachões", chame como preferir, mas o cara usava um disco para cada canal. Ele gravava um instrumento e depois tocava a gravação gravando o que saía da vitrola com uma nova parte da música que ele tocava no momento. E ia fazendo assim por diante ate compô-la por completo.





           O cara queimou mais de 500 discos para fazer um álbum... Tudo em pró de uma melhor forma de gravar ou atender a necessidade de engenharia sonora. Dedicação, esforço, dinheiro. Tudo para que hoje você e eu possamos ouvir musicas com a qualidade sonora que essa técnica proporciona. Claro, hoje em dia  qualquer moleque com um Audacity faz isso.

          Só que sem a visão e esforço do Sr Les Paul na época....











          O modelo Les Paul foi desenvolvido pelo próprio em colaboração com a Gibson Corporation. Hoje é um dos modelos mais fabricados e vendidos no mundo. Nenhuma fabricante de guitarra pode se considerar assim se não oferecer aos seus clientes tal modelo, com sua sonoridade e timbre tão próprios. Guitarristas de diversos estilos adotam o modelo Les Paul como seu favorito e o utilizam em suas apresentações pelo mundo.






          O grande Sr Les Paul veio a falecer em 12 de agosto de 2009 de complicações de pneumonia no White Plains Hospital (em White Plains - Nova Iorque). Paul deixou quatro filhos e sua esposa Arlene Palmer além de inúmeros fãs pelo seu trabalho seja como inventor, como engenheiro de som, como músico ou simplismente como o que era, um gênio.






Brenoi




"Sleepwalk" 


Slash


Pauls

"Aquarela do Brasil" (que eles chamam apenas de Brazil)



Neil Young



Ace Frehley

 







"Somehere Over the Rainbow"




Peter Frampton






























Zakk Wylde










 Les Paul e Chet Atkins



Peter Townshend



 Contando como criou a guitarra eletrica - Sem legendas




Jimmy Page  - "Eu nem gosto muito desse modelo..."














As orfãs





Adeus...





Ele é ou não é o herói dos heróis na guitarra?
😊



Curta nossas páginas no Facebook e fique atualizado das novidades por lá:
Artes Visuais  E  Artes Musicais