Quando vi um comentário em um blog há alguns anos sobre a trilha sonora de Blade Runner ser uma das melhores de todos os tempos, fiquei curioso e até, instigado. Lembrava vagamente de ter visto trechos do filme quando criança, de modo que não podia dar críticas ao comentário (muito embora muitos críticos o fariam). Baixei na inter... digo, BUSQUEI na net a trilha sonora e pus o som no fone de ouvido. O encanto foi imediato, e percebi que não havia exageros no comentário no blog: é realmente uma das melhores composições para filmes que eu já ouvi. Músicas muito intrigantes, muito cheias, de uma suavidade meio mística as vezes. Bem marcantes (tanto que de tanto ouvir, ao ver o filme, até me distraio da tela ouvindo a música no fundo).
Vangelis |
Composta pelo músico Evángelos Odysséas Papathanassíu (29 de março de 1943), vulgo Vangelis, ela é sempre lembrada como uma das melhores e mais vanguardistas trilhas de todos os tempos. Vangelis é um músico grego que começou a tocar piano aos 4 anos de idade (e a compor aos 6). Nos anos 60, criou uma banda pop conhecida da Grécia, a Formynx. Mais tarde se mudou para Paris e formou uma banda de rock progressivo, chamada "‘Aphrodite's Child" (ainda vou procurar sobre essa banda, e quem sabe até posto sobre ela). Com o fim da banda, Vangelis que além de piano tocava flauta, xilofone, bateria e diversos instrumentos de percussão, seguiu carreira solo em Londres, lançando álbuns e criando trilhas. Entre seus trabalhos estão Carruagens de Fogo - Chariots of Fire (que lhe rendeu um Oscar de Melhor Trilha Sonora original, é desse filme que saiu aquela canção que marca a corrida de São Silvestre), documentários de Jacques Costeau, a série "cosmos", "O Ano que Vivemos Perigosamente", "Lua de Fel", "1942 - A Conquista do Paraíso" e "Alexandre" além de trabalhos com diversos músicos e diretores.
Mas o que nos traz aqui é talvez o trabalho mais emblemático: A trilha sonora de "Blade Runner - O Caçador de Androides", onde o artista mistura todas as suas influencias de trabalhos anteriores, música clássica, rock progressivo, música eletrônica... as vezes tudo junto numa música só. Músicas que nos tocam nos envolvendo em sua melodia suave e sonoridade singular. Do tipo de músicas que você deixa rolar o álbum da primeira a última faixa, curtindo a sensação e emoção que cada uma evoca em você.
Vale apena conhecer melhor essa obra que eu sempre recomendo ( e quem busca conhecer, não se arrepende)
Vangelis |
Carruagens de Fogo
Blade Runner - "Main Titles"
(começa com trecho do filme, pode pular e ir para o ponto 1:05)
Blade Runner - "Love Theme"
(quem não conhece essa, não nasceu nos 80)
(começa com trecho do filme, pode pular e ir para o ponto 1:35)
Blade Runner - "End Titles"
Contra capa do álbum
(Essa é uma edição antiga, as mais recentes contém mais músicas do filme)
Curta nossas páginas no Facebook e fique sabendo das novas postagens por lá: Artes Visuais / Artes Musicais