segunda-feira, 21 de abril de 2014

The Birthday Massacre - Um mix de estilos



           Guitarras de rock industrial (e por vezes metal), teclados de eletrogoth (e por vezes synthpop), vocal de cantora adolescente pop dos anos 90 (e por vezes 80), numa única banda... isso dá som? (um bom som, claro)


         Sob a batuta do The Birthday Massacre, na minha humilde opinião, da muito som. Um som legal, gostoso de se ouvir, despretensioso e de muito estilo próprio. Difícil confundir com outra banda. Original do Canadá, TBM logo de cara se tornou uma das minhas bandas favoritas. Uma sonoridade meio melosa, meio dançante. Difícil definir.


         Conheci-a por acaso através de um blog que disponibilizava álbuns pra download. Como é de modo "tapa olho", não deixo o link (os meus eu comprei legalmente, ta? finge...). Logo na primeira musica a banda me conquistou. Bastou ouvir Kill the Lights e pronto, já era.         Paixonite imediata.
         Ate porque são todos estilos que eu gosto de ouvir, ai reunidos numa musica só. Não tem como não gostar....

         As letras são um misto de romance adolescente com Nirvana, sim as vezes acho que são meio sem pé nem cabeça... Mas as vezes tem uns versos bem profundos também (preciso ser justo). E, apesar de gostar do estilo de Dona Chibi, as musicas não são cantadas de modo excepcional. Ela tem uma boa voz, mas nada de extraordinário.

         Nascida em Ontário, Canadá, a banda sob o nome de Imagica, consistia de Chibi (vocais), Rainbow (guitarras e programação), Michael Falcore (guitarra), e J. Aslan (bateria). Dank tocou teclado ao vivo e O.E. entrou no grupo para fazer ao vivo a bateria, lançando um demo. Com a saída de Dank, a banda mudou de nome para The Birthday Massacre e em 2002 gravou um disco independente o "Nothing and Nowhere". Dai então a banda passou a crescer cada vez mais, assinando com gravadoras e fazendo tours pela América e Europa. Entrando em diversas listas de melhores musicas e ganhando até concursos de melhor banda com votação do público.
         Selecionei algumas das minhas musicas favoritas para que conheçam a sonoridade da banda, mas foi dificil decidir porque são muitas as que me agradam e não da pra colocar umas 20 aqui num post....hehehe. Mas eu recomendo Falling Down, Holiday, In the Dark, Looking Glass, Never Mind, Pale, Science, To die for, Two Hearts, Weekend, Goodnight.... e por ai vai.

          TBM é uma banda realmente diferente da maioria. A começar pelo nome da vocalista cujo o significado é um estilo de traço de mangá...hehehe. Além disso, a arte das capas são realmente fascinantes (quase da pra fazer um post sobre elas... :-D). Ilustrações meio misteriosas, lúgubres, melancólicas com aquelas sombras indefinidas... Que ao meu ver, combinam muito bem com a sonoridade da banda: algo meio indefinido, obscuro e instigante, porém cativante.





Capa Hide and Seek



  Site da banda: http://www.thebirthdaymassacre.com







"Horror Show" - Nothing and Nowhere





"Over" - Nothing and Nowhere






"Play Dead" - Violet





"Blue" - Violet




 

"Video Kid"- Violet





"Always" - Pins and Needles





"Kill the Lights" - Walking with Strangers





"Red Stars" - Walking with Strangers






E a minha favorita: "Walking with Strangers" - Walking with Strangers
Eu acho bem 80, so que renovado.






Capa Nothing And Nowhere





 
Capa Violet





Capa Walking with Strangers





Capa Pins and Needles
 





Chibi





Chibi





Banda com formação atual











Curta nossas páginas no Facebook e fique atualizado das novidades por lá:
Artes Visuais  E  Artes Musicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário