Lembro que quando comecei a buscar sobre musica eletrônica para conhecer melhor, um dos estilos mais estranhos, mais incompreensíveis que tinha ouvido falar era EBM - Aka "Eletronic Body Music".
Pois é, o nome já é uma coisa meio louca e pretensiosa. Uma mistura de synthpop com o industrial, e claro, de origem alemã.
A primeira banda a usar o termo e que detém também o pioneirismo no estilo é a Front 242. De modo que lá fui eu buscar sobre o trabalho deles e conhecer esse lance de "É-BÊ-ÊME".
Que som difícil. Difícil de digerir. De compreender, de entender "qual é o lance".
Pior do que Gênesis (nos primórdios) para quem nunca ouviu rock progressivo.
Eu não entendia absolutamente nada daquilo. Por mais que conhecesse outros estilos originados desse e que eu até curtisse, EBM era uma coisa estranha demais para mim. Até que...
Eu ouvi ESSA música. E pela primeira vez eu saquei a coisa.
Ebm é mais do que apenas uma mistura de estilos; é mais do que mais um estilo de musica eletrônica; é mais do que "musica eletrônica corporal" (foi a tradução mais ridícula que eu pude inventar). EBM é experimentalismo. É liberdade para usar e ousar de beats e samples, herdado do industrial, porém (mas nem sempre) voltado para as pistas. Vide que até hoje é usado como propaganda para auto promoção (vide o VNV Nation e seu Futurepop. Que vocês podem dar uma conferidazinha aqui)
E já adianto logo: EBM não é para todos os gostos. Somente para aqueles que possuem um refinamento para o experimentalismo eletrônico e uma quedinha pelas pistas mais góticas.
😉
Until Death
Now you have me
Now i'm there
Now i have you
Now you care
Now i got you
Now you care
Now you have me and
Now i'm there
Now we're tied until death us do part
Now i'm making my way inside
Now i'm feeding myself with you
And the more i grow, the more you decline
Now we're tied until death us do part
L-o-c-k
L-o-c-k-space-t-h-e-space-d-o-o-r-space
F-o-r-e-v-e-r
Now it's time for you to be sure
That the life we share will be long
That what can't be cured has to be endured
Now we're tied until death us do part
L-o-c-k
Nenhum comentário:
Postar um comentário