quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Um Contratempo

 


          Há muito tempo eu não via um filme de suspense tão bom.


          Indicado por alguma lista de filmes dessas que passam pela gente no face, Um Contratempo (Contratiempo) tem tudo aquilo que um bom filme do gênero deve ou deveria ter: Um bom e inteligente roteiro. Ele é a alma do filme.

          Partindo de uma situação aparentemente simples e misteriosa, ele vai desdobrando essa historia e criando tramas em cima das tramas de modo simples e funcional sem deixar o espectador confuso. Ele não é rápido, apressado; ele é apenas lógico. Deixa na sua mão todas as pistas para montar a imagem final desse quebra-cabeça, cujo o mistério, não existe. O mistério é apenas saber qual a verdade por trás das mentiras.

          Oriol Paulo assina o roteiro e a direção dessa obra. O que não me surpreende, pois a direção atua de forma simples tanto para apresentar a historia quanto na direção de atuação, deixando que a historia em si seja a grande protagonista. Tudo o que ele precisou fazer foi saber dar ênfase nos pontos que distraem o espectador dos detalhes e dê foque no todo, no enredo principal. Naquilo que para nós, está na superfície.

          Os mais "detetives" provavelmente irão sacar o esquema antes do gran finale (eu saquei quando ela confronta ele depois de olhar pela janela. Um pouco tarde, eu acho), pois como eu disse, todas as pistas estão na nossa cara, mas isso não tira o mérito do filme. Só mostra o quão honesto ele pode ser sem ser tolo, bobo, ou mesmo, previsível . 

          As atuações são simplistas, soando quase apáticas, meio bobas as vezes, mas eu vejo isso como proposital. Porém são todas boas por conseguirem passar essa intenção da direção. Destaque principal para as atrizes que fazem a mãe e a advogada. É inquestionável que elas são as melhores em cena, justamente por transmitirem tão bem as intenções do diretor.

          Boa fotografia, que ajuda a criar um clima solido de um enredo de suspense. Sem exageros, mas bastante presente.

          Um contratempo é um daqueles filmes que vale a pena conferir até mesmo por quem não curte muito o gênero "parado". Uma ótima pedida que se encontra atualmente no Netflix.


          "Toda historia tem duas caras.
            A verdade, só uma"












No Facebook : Artes Visuais  / Artes Musicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário