terça-feira, 14 de julho de 2020

Wagakki Band - Legítimo Rock Estilo Japonês



          Quando postei há algumas semanas a musica de Mariya Takeuchi, me comprometi a buscar por bandas japonesas, pelo chamado J-Rock.

          Mas eu não encontrava.

          Toda lista de "best bands" ou "best songs" de J-Rock, não era "J-Rock". 

          Era Rock.

          Não quero aqui desmerecer a qualidade das bandas porque são bandas muito boas, como The GazettE, Delacroix, Asian Kung-fu Generantion, Skywings e outras. Mas não consigo dizer que elas tocam "J-Rock". Não me faz sentido.

          Acompanha o pensamento: O que o Sepultura, o Angra e a Legião Urbana tem em comum? O que eles tocam? "B-Rock"? Não. Eles tocam trash metal, power metal/metal melódico e rock. Ponto. Por mais que Angra inclua linhas de mpb como o chorinho, Sepultura inclua instrumentos e culturas nacionais e o Legião com letras sobre a politica nacional, eles não são bandas de "B-Rock". Elas não conversam em nada entre si.

          O mesmo acontece com as bandas ditas J-Rock: elas não tocam nada de novo. Elas apenas tocam estilos/vertentes que já existem, mas com seu próprio estilo de tocar, com a sua cara. E as vezes nem isso. Asian Kung-fu Generantion e Skywings são um punk rock 90 que se cantarem em inglês você nem diz que não é americano. As outras citadas, são metal. Simples. 

          Nada de novo no reino do 4/4 com distorção.

          Não se pode dizer também que se trata de um movimento. Já que, estilos de musica, conceitos e vestuário não se assemelham em nada. As letras eu não posso opinar, mas creio que sigam na mesma direção: Cada um para um lado. Diferente do que acontecia com o chamado Grunge de Seatle nos anos 90. Elas não eram exatamente a mesma coisa, mas em algum ponto elas conversavam entre si, criando influencia musical e cultural. Renovando o cenário da musica na época.

          Ou seja, na minha humilde opinião, o chamado J-Rock não existe na pratica. É apenas uma nomenclatura para indicar o país de origem das bandas. Repito, são bandas muito boas e deixo inclusive um dos links com uma lista de musicas dessas bandas para vocês conhecerem (clique aqui) , porém não me entra na cabeça serem chamadas de "J-Rock" se não fazem nada mais do que serem japonesas para isso.

          Agora, o que eu ouvi dessa banda que trago no post, essa sim me diz algo que eu nunca tinha ouvido dessa maneira (exceto nas introduções de animes...hehehe)

 

         Wagakki Band 和楽器バンド, "banda de instrumentos musicais japoneses" (em livre tradução) já diz tudo. A banda mistura com perfeição instrumentos tradicionais de rock e os da cultura japonesa sem deixar nenhum em segundo plano, cada um tem seu momento e vez de brilhar, tornando as melodias únicas e muito características da banda e da cultura japonesa, com muita profundidade e diversas camadas. Não tem como confundir: você está ouvindo Japão quando ouve as musicas da banda.



        Diferente das demais bandas citadas, Wagakki Band  和楽器バンド traz algo realmente novo para os ouvidos ocidentais. E talvez até já houvessem bandas que fizessem esse tipo de som (espero que sim, pois isso sim cria um estilo/movimento o que seria interessantíssimo de acontecer), mas Wagakki Band aparentemente é o maior expoente do estilo. A sonoridade é tão diversa ao que estamos acostumados que o vocal as vezes extremamente melódico e alongado nos soa estranho, porém provavelmente soa tradicional e um deleite aos ouvido japoneses. Algo que remete as vozes de Geixas do passado, uma raiz cultural deles (mas a gente demora um pouco a se acostumar).


          O que me lembra sobre outro detalhe muito interessante da banda: vestuário/visual. Assim como suas melodias a banda mescla o tradicional Japão com o moderno Japão (as vezes num mesmo integrante), o que nós toca ao se referir da presença e inspiração da cultura de seu país em si próprios (não apenas na musica), e da provável intenção em exibi-los com orgulho de suas origens.

          Com a formação iniciada em 2012, lançaram seu primeiro álbum em 2013, Joshou 序章., e hoje já contam com 5 álbuns no total.

          E que venham mais. Que venham muitos mais, para nosso (ou ao menos o meu) deleite musical.


          Deixo aqui as que eu mais gostei e achei interessante. Espero que lhes caiam no gosto tanto quanto no meu.




Vamos começar com a musica com a cara mais ocidental da lista, para os ouvidos
irem se acostumando com o estilo da banda.


Ikusa 戦


         

Tengaku 天樂




Sasameyuki 細雪




Yoshiwara Lament 吉原ラメント




Tsuki Kage Mai Ka  月・影・舞・華





Ryuusei 流星




 Yuki Yo Mai Chire Sonohō Ni Mukete 雪よ舞い散れ其方に向けて





Valkyrie 戦乙女




A próxima é meio fora dos padrões deles mas achei bem legal


Noushou Sakuretsu Girl 脳漿炸裂ガール





E para o gran finale, a apresentação que me fez buscar mais por essa banda imediatamente.


Homura 焔 e Akatsuki no Ito 暁ノ糸



          Agora um detalhe importante sobre a banda é que, por lá, pelo menos o que tenho lido sobre a banda, ela não é considerada J-Rock. Tipo "não faz parte do movimento". 

          Então me diz: faz sentido as bandas de J-Rock serem chamadas assim e Wagakki Band 和楽器バンド não?

          Estamos de acordo sobre o que deveria ser "J-Rock" e o que não? 😉


PS: Devo confessar que encontrar os kanjis ou o nome no nosso alfabeto de algumas musicas foi bem chatinho.  Se bobear começo a aprender japonês só por causa das músicas...hehehe Tal qual foi com inglês como mencionei nas Musica da Semana dessa semana. Então perdoem se houver algum erro.










   

As (belas) meninas da banda













No Facebook : Artes Visuais  / Artes Musicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário